em diversos aspectos
Neuromarketing nada mais é que a mistura entre os estudos da neurociência e marketing.
Qual seu principal objetivo? Entender quais motivações fazem um consumidor preferir uma
determinada marca, comprar um produto e as relações entre clientes, marcas e fidelização.
O neuromarketing não se contenta apenas em avaliar o que está explícito nas pesquisas de
satisfação e nos feedbacks dados pela clientela; certamente estes processos são fundamentais
e contribuem para o papel do neuromarketing, mas é preciso ir além.
A tomada de decisão que antecede a compra não acontece de forma racional e com
padronizações lógicas. Ela se inicia no inconsciente: estímulos externos, propagandas,
interações midiáticas, sons e até mesmo questões olfativas podem fazer com que as pessoas
iniciem seu processo de compra.
Sendo assim, o neuromarketing não é necessariamente uma estratégia. Ele funciona mais
como uma ferramenta; uma forma de estudar o comportamento humano a partir de como o
cérebro processa as informações, e por isso, é dada a importância de ir além das pesquisas
introdutórias sobre o tema.
De maneira básica, o cérebro pode ser dividido em três partes, sendo elas: reptiliano, límbico
e neocórtex. Qual a função de cada parte? O reptiliano controla tudo que for responsável pela
nossa sobrevivência, como a respiração por exemplo. O Límbico é responsável por emoções
mais complexas, e tem relação com armazenamento de dados e memória, por exemplo. Já o
Neocórtex diz respeito às decisões, nosso raciocínio e as relações sociais. O neomarketing
sabe, portanto, a partir do funcionamento do cérebro, da necessidade de se utilizar as
estratégias para acionar justamente partes relacionadas às emoções: o reptiliano e o límbico.
Como o neuromarketing pode beneficiar seu negócio?
Contribui na tomada de decisão:
O neuromarketing potencializa os resultados de seu negócio. Quando você entende o que
influencia os consumidores para a definição de uma compra, você tem a possibilidade de
realizar melhorias e ações para isso.
Produtos mais próximos dos desejos do público
Com o neuromarketing você pode satisfazer os desejos de sua persona, entendendo o que de
fato ela espera dos produtos e que tipo de movimentação será preciso fazer para que o
produto em questão ataque seu subconsciente e influencie a sua compra.
Aprimora a experiência do consumidor
Com o neuromarketing você evidencia seus próprios benefícios e pode otimizar a experiência
do consumidor ao notar o que gera mais reações positivas engajamento e cliques, por
exemplo. Sabemos que nos dias atuais, o consumidor dá extrema atenção ao atendimento,
principalmente quando ele é personalizado. O neuromarketing pode te ajudar nisso também.
Há quem diga que estudar os mecanismos e ferramentas de neuromarketing não se configura
em uma postura ética, principalmente pela confusão entre as palavras manipulação e
persuasão. Enquanto a persuasão, crucial ao neuromarketing, servirá para convencer uma
pessoa a concluir algo que já existia dentro de si, a manipulação, pelo contrário, estaria mais
ligada ao fazer uma pessoa tomar uma decisão contra a sua vontade, mentindo e omitindo.
Lembre-se, neuromarketing é necessário e está praticamente em tudo. Não podemos escapar
dele.