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Você sabe o que é Marketing de Conteúdo?

Em meio à tanta modernidade e evolução tecnológica constante, tudo muda diariamente. Em paralelo à tecnologia, nós seres humanos também mudamos. 

Novos padrões comportamentais são criados todos os dias, e com isso a forma como as empresas impactam o potencial cliente também muda.

Contextualizando o marketing, o que antes era feito de forma invasiva através de comerciais de TV, hoje segue uma nova forma de pensar: ao invés de fazer com que sua empresa chegue até o cliente, o marketing gira em torno de trazer o cliente até a empresa.

Pensando nisso é que surgiu o conceito do Marketing de Conteúdo, que é o que vou comentar agora mesmo.

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma vertente do Marketing Digital que foca principalmente na geração de valor para potenciais clientes através de conteúdos relevantes, ou seja, conteúdos que satisfaçam alguma necessidade do cliente ideal, ou ajudem de alguma forma solucionar um problema, sem propriamente vender um produto ou serviço.

Como dito acima, o foco do marketing de conteúdo NÃO é vender logo de cara e sim ensinar e educar o potencial cliente sem falar da sua empresa conduzindo ele pelo caminho da venda, até que chegue um determinado momento em que ele perceba sozinho que possui uma noção de necessidade que o seu produto possa satisfazer.

Como ele funciona na prática?

Antes de começar a criar o conteúdo, é preciso identificar para quem ele será direcionado, ou seja, é preciso identificar o seu público alvo e/ou persona. 

Não faz sentido produzir um conteúdo para pessoas que não têm potencial em se tornar clientes da sua empresa. Se você busca resultados com marketing de conteúdo, é preciso pensar dessa forma.

A ideia é criar conteúdos que não falem diretamente do que sua empresa oferece, mas um conteúdo que de certa forma possa fazer com que os visualizadores despertem em si mesmo o interesse por algum produto que você vende. 

Exemplo:

Uma empresa que vende tênis poderia produzir um conteúdo sobre “O que é preciso para correr uma maratona”. 

Dessa forma ela não fala diretamente do seu produto mas desperta a noção de necessidade de comprar um tênis para correr uma maratona.

É claro que o marketing de conteúdo possui muitos outros fundamentos, mas de uma maneira geral e simples de se explicar, a base do Marketing de Conteúdo é essa.

O que é e como identificar a persona?

Persona é o desenho do seu cliente ideal. É a criação de um personagem que demonstra quase que exatamente quem é o seu melhor cliente. Diferentemente do Público Alvo que é um dado mais geral (ex.: mulheres de 20 a 50 anos), a persona é algo bem específico, demonstrando detalhes sobre a pessoa fictícia criada. 

Exemplo: Ana, 23 anos, recém formada em administração, gosta de viagens ao exterior, ama o frio.

Mas como se cria a persona?

Como eu disse acima, a persona é a representação quase real do seu cliente ideal, portanto a maneira mais fácil de se criar uma persona, é identificar entre os seus próprios clientes quem seriam os ideais. 

Para isso, selecione entre todos eles, dois que você considere os melhores para a sua empresa, aqueles que te dão lucro de verdade e que condizem com os objetivos da sua empresa. A partir disso, identifique as principais características comuns entre eles e desenhe a sua persona.

Lembre-se: produzir conteúdos para sua persona traz resultados muito mais expressivos do que trabalhando somente com o público alvo.

Onde postar o conteúdo?

É preciso estar onde seus clientes estão, por isso para cada empresa existirá um meio que funcionará melhor, mas de maneira geral, esses são os canais mais utilizados e que funcionam muito bem:

Blog

Basicamente todo mundo faz pesquisas nos buscadores, por isso ter um Blog atrelado ao seu site (ou separado) pode ser a peça que faltava para a sua empresa ganhar visibilidade na internet.

Redes Sociais

A produção de conteúdo para redes sociais tem mostrado grandes resultados, principalmente quando se trata do Instagram e Facebook, afinal o número de usuários dessas redes é enorme.

YouTube

Podendo ser acessado de basicamente qualquer dispositivo com acesso à internet, o YouTube tem um grande potencial para conteúdos de vídeo. Se você pretende seguir por esse caminho, ele é uma grande aposta.

Gostou desse texto? Espero ter ajudado.

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