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Os 5 primeiros passos do empreendedor digital

Como organizar a gestão da sua empresa para começar a vender pela internet

De acordo com uma pesquisa do SEBRAE, em 2020 foram abertas mais de 3
milhões de empresas nacionais e o Brasil atingiu o número recorde de
empreendedores no país: cerca de 25% da população adulta está envolvida na
abertura de um novo negócio
ou tem um empreendimento com até 3 anos e
meio de atividade.

Antes da pandemia, apenas 5% do varejo era e-commerce. A previsão era
de que esse número dobrasse (10%) em 5 anos (2025) e chegasse a 15% em
apenas em 2030. Com a quarentena, o isolamento social e o movimento de
transformação digital, acredita-se que em 1 ano já se alcance os 10%. Além disso,
o número de consumidores on-line também cresceu – só no Brasil, 10 milhões de
pessoas fizeram sua primeira compra na internet no último ano e mais de 37
milhões de consumidores aumentaram a frequência de compra.

Mais do que nunca, esse é o momento do mercado on-line, já que os
possíveis clientes já provaram que é nesse ambiente que estão inseridos e
estão dispostos a usufruir das novas oportunidades.

O problema que muitos empreendedores enfrentam é o de não saber por
onde começar para solidificar seu negócio on-line. Pensando nisso, trouxemos os 5
primeiros passos mais importantes para começar a vender na internet.

Defina seu produto/serviço

Pode parecer óbvio, mas este é o primeiro passo a ser definido na hora de
abrir seu negócio on-line. Você não vai ter todos os produtos existentes à disposição
da sua empresa, então ofereça algo com o qual você se identifica e acredita que
dará certo. A aposta em produtos ou serviços essenciais pode ser uma boa, além de
ser à prova de crise, já que provavelmente serão as últimas coisas das quais seus
clientes pensarão em abrir mão.

Idealize sua persona

Acredite: nem todas as pessoas vão querer comprar seu produto ou
serviço. Todas as empresas têm uma persona, que é um perfil de cliente ideal para
o qual os esforços de venda serão voltados. Sua persona – que você também pode
chamar de público-alvo – precisa ser bem estabelecida, com informações como
idade, formação educacional, média salarial, entre outras características
fundamentais.

Organize suas finanças

Todo negócio supõe investimentos, principalmente para começar. Você vai
precisar ter uma organização minuciosa do seu departamento financeiro e fluxo de
caixa para não deixar que a gestão desande. Lembre-se: seu dinheiro e o dinheiro
da empresa não são a mesma coisa! Considere, inclusive, eventuais surpresas e
reservas de emergência para se organizar.

Crie e movimente seu site e páginas nas redes sociais

A primeira regra para vender na internet é estar na internet! Por isso é muito
importante você ter um site e redes sociais ativas e organizadas, que reflitam a
identidade da sua empresa e sejam chamativos para os consumidores. Pense
nessas páginas como suas vitrines, e a primeira impressão é a que fica! Seja
também muito ativo nos espaços on-line, para trabalhar os algoritmos e estar
sempre presente na linha do tempo dos seus seguidores.

Aprenda e invista em Marketing Digital

O Marketing Digital está sendo a grande chave de vendas pela internet. As
estratégias desenvolvidas por especialistas estão se provando cada vez mais
eficientes e os próximos anos prometem grandes e importantes inovações nesse
setor. Manter-se atualizado sobre as tendências e aprender sobre métricas,
funil de vendas e jornada do cliente podem ser de grande utilidade para
alavancar os negócios da sua empresa.

A última e mais valiosa dica é: não tenha medo de começar! Se os negócios
on-line seguem crescendo, é porque os empreendedores viram nesta oportunidade
sua chance de crescer e aparecer, mas o sucesso só é possível se aliado às
ferramentas certas. Faça do seu negócio seu maior tesouro e extraia dele todas as
possibilidades!

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