O posicionamento de marca é o elemento central em relação ao sucesso e a sua permanência e não depende da área de atuação. O conceito é essencial no marketing digital, sendo impossível fugir dele na hora de vender.
O posicionamento de marca tem relação direta com a identidade da marca e também com o Branding.
Para um dos maiores escritores e pensadores modernos sobre marketing digital, Philip Kotler, o posicionamento de marca está em: “desenhar a oferta comercial de forma a ocupar um lugar na mente dos consumidores”, portanto, é um processo que não acaba nunca, e precisa de estudo e continuidade.
O posicionamento também envolve visibilidade e engajamento entre os usuários, e não seria diferente.
O posicionamento não pode acontecer antes do segmento de mercado: as personas devem ser totalmente compreendidas.
Por isso, antes de mergulhar no conceito é preciso organizar a casa, para que tudo esteja alinhado.
Um dos principais pilares do posicionamento de marca são: trazer vendas contínuas, visibilidade, autoridade e claro, credibilidade.
É claro que, no momento atual, o ambiente digital tem privilégio e o posicionamento de marca precisa estar no topo de prioridades, pois ajudará de toda e qualquer forma.
Posicionamento e reconhecimento de marca não são as mesma coisa, e precisam ser bem definidos em sua estratégia de marketing!
Posicionamento é um conceito guarda-chuva e abarca muitas coisas; está diretamente relacionado a vendas, participação no mercado e frequência de uso, produtos e serviços.
Se analisarmos, percebemos que estes aspectos também estão no reconhecimento de marca, e em quanto ela é conhecida pelos potenciais compradores. Fica a dica, separe-os.
Por isso, a importância de posicionar a marca vai muito além de apenas divulgar, e também está ligada às necessidades de pensar metodologias e práticas integrais.