fbpx

Entenda o que é Dark Social e sua importância no Marketing Digital

Dark Social é um termo que tem ganhado bastante importância ultimamente

Dark social é um volume de ações que não pode ser medido por métodos analíticos normais.

Ele está protegido pelos sistemas de criptografia das ferramentas de mensagens instantâneas. Por isso, qualquer link compartilhado nessas conversas pessoais não pode ser detectado facilmente.

É bom lembrar que as pessoas estão compartilhando links para o seu site, seja nas redes sociais ou em outros canais.

No entanto, não ser capaz de medir o volume preciso uma vez que isso aconteça cria alguma imprevisibilidade. Como resultado, cada vez mais profissionais estão preocupados com o social dark. 

Uma das características mais importantes do marketing digital é precisamente a capacidade de monitorar com precisão o desempenho das estratégias. 

Encontrar recursos válidos e seguros pode ser a melhor maneira de manter a medida como deveria: detalhada, cheia de números e capaz de estruturar estratégias cada vez mais precisas. 

Sendo assim, se preocupar com o dark social é cada vez mais importante para as equipes de marketing.

Neste artigo, abordaremos o assunto em detalhes, passando pelos alguns tópicos

Sobre Dark Social

Dark social é um termo desenvolvido para classificar todas as métricas de compartilhamento de link que não podem ser rastreadas por ferramentas analíticas tradicionais.

Por mais que o nome possa se referir a algo negativo, este não é exatamente o ponto. A única desvantagem do dark social é, obviamente, que essas são medidas sociais importantes que não são fáceis de medir.

O termo foi cunhado por Alexis Madrigal, jornalista que decidiu estudar e discutir o assunto com base em um importante princípio: temos realmente acesso a todas as informações que deveríamos ter sobre nosso conteúdo na web?

Pelo menos quando se trata de compartilhar links, fica claro que não é o caso. 

Os aplicativos de mensagens estão no centro do problema. A segurança é a principal razão pela qual esse volume de tráfego está “escondido”.

Quando falamos sobre dark social, estamos falando principalmente de links compartilhados em aplicativos de mensagens instantâneas. 

No WhatsApp, Facebook Messenger, Snapchat, Hangouts entre outras, as conversas são protegidas para garantir a privacidade. 

Essa tecnologia é essencial para proteger os dados pessoais e as informações que podem ser trocadas durante essas conversas.

Portanto, se esse conteúdo for privado, é impossível para as ferramentas de análise de métricas detectar links compartilhados dentro dessas plataformas, em chats pessoais. 

O volume de informações nesses aplicativos é enorme. É muito comum, ao se pensar em canais de tráfego, considerar principalmente os que estão mais no “momento”, como as redes sociais. 

Porém, os aplicativos de mensagens têm grande impacto nas estratégias de marketing, principalmente por serem formas de comunicação direta entre as pessoas.

O que significa que qualquer tipo de conteúdo pode ser compartilhado nesses espaços. 

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Fale com um especialista

Somma publicidade

+55 15 9 9764 3569 - Suporte
+55 11 9 9911 3990 - Comercial
+55 15 9 9841 1451 - Financeiro

[email protected]

Rua Aparício Fiuza de Carvalho, 956 - Apto 02 Itaporanga/SP