O omnichannel é uma estratégia que pensa simultaneamente e de modo convergente para todos os canais. Na realidade ele é uma evolução de uma concepção que há muito já existia no mercado – o multicanal. Do latim, a palavra omni significa tudo. Faz sentido, né?
Enquanto a multicanalidade nasceu da tentativa de garantir que o cliente tivesse fácil acesso aos canais de compra como sites, lojas físicas e aplicativos, o omnichannel tenta pensar na integração plena tanto dos aspectos visuais quanto relacionadas à experiência do usuário.
A principal diferença entre as duas estratégias está relacionada à conectividade. A multicanalidade não previa o acesso aos dados dos usuários e nem se atinha a convergência dos canais. O que acontecia? As mídias competiam entre si e acabavam gerando transtornos que comprometiam o relacionamento com o cliente, como a impossibilidade de que o usuário conseguisse trocar um produto comprado na loja virtual em uma loja física, por exemplo, ou mesmo criando (mesmo sem querer) barreiras entre o cliente e empresa.
Omnichannel na prática
Você já notou que atualmente as empresas têm pensado cada vez mais em ampliar seus canais de venda e melhorar sua relação com os consumidores? Essa é justamente a proposta do omnichannel e a gente já falou sobre isso, aqui no blog.
A procura pela melhor UX (experiência do usuário), é o foco do omnichannel. A pretensão desta estratégia é aproveitar a potencialidade de cada canal, e o seu diferencial está justamente no seu ideal de integração e harmonia de padrões e dados. Como assim?
No que diz respeito aos padrões estéticos, o omnichannel tenta fixar sua marca de modo com que, à primeira vista, o visitante ou o cliente já associe os padrões de layout e design com a sua empresa, independente do canal em que ele esteja.
Já em relação aos dados, o omnichannel visa facilitar a comunicação entre os canais de forma com que as informações pessoais do cliente sejam disponibilizadas de forma mais unificada possível.
Como integrar seus canais?
Desenvolva uma identidade > Invista em UX > Conheça seu cliente > Engaje;
Com uma identidade bem elaborada, um bom investimento em experiência de usuário e um pleno conhecimento do seu cliente aliado à fidelização do seu público em todos os canais, você finalmente cumpre com o objetivo primordial do omnichannel.