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7 ações de marketing para arrasar na Black Friday

A Black Friday pode sua grande aliada. Mas é preciso planejamento

Sabemos que a Black Friday é um momento de movimentar! Depositar as fichas no negócio, se arriscar e interpretar a relação entre os produtos e os clientes. E com e-commerce não é diferente. Sabendo disso, a Somma preparou algumas dicas que podem ser muito valiosas para quem tem loja virtual e quer aproveitar esse evento:

1- Chuva de LEADS

A ideia é captar leads através de pop-ups no site ou em páginas específicas, solicitando e-mail e em troca, disparar avisos antecipados sobre as ofertas da BLACK FRIDAY!

Uma pesquisa constatou que, durante a semana da Black Friday de 2013 e 2014, a própria sexta-feira foi considerada o pior dia para enviar e-mails promocionais para os clientes.

Por isso, o prazo ideal do envio desses e-mails é de no máximo 24 horas antes da promoção.

2- Descontos

A ideia é captar leads através de pop-ups no site ou em páginas específicas, solicitando e-mail e em troca, disparar avisos antecipados sobre as ofertas da BLACK FRIDAY!

Uma pesquisa constatou que, durante a semana da Black Friday de 2013 e 2014, a própria sexta-feira foi considerada o pior dia para enviar e-mails promocionais para os clientes.

Por isso, o prazo ideal do envio desses e-mails é de no máximo 24 horas antes da promoção.

3- Tema personalizado

Mudar todo o visual do seu site destacando a Black Friday é algo que com certeza chama muito a atenção, afinal a primeira impressão é sempre a que fica.  

Destacamos entre as principais mudanças a serem feitas, a utilização de banners apresentando as ofertas principais, além de carimbos de “Black Friday” nas próprias imagens da vitrine de produtos.

Certifique-se também de que as ofertas estão posicionadas para captar a atenção dos visitantes no momento em que eles acessarem seu site.

Não menos importante, é garantir a estabilidade do seu site. Já imaginou se o seu cliente o acessa e não consegue completar a compra?

4- Sorteios

Concursos e sorteios também podem incitar entusiasmo e obter fãs e seguidores no clima de compras de final de ano.

Incentive os clientes a compartilhar as promoções para aumentar o tráfego nas redes sociais oferecendo cupons de desconto. Os melhores lugares para colocar essas ofertas são as páginas: inicial, do produto, de checkout e de confirmação do pedido.

5- Explore a Cyber Monday

O conceito da Cyber Monday surgiu em 2005, nos Estados Unidos, para identificar a segunda-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças – comemorado nos EUA na última quinta-feira de novembro – e à Black Friday. A data ganhou repercussão por promover grandes promoções no varejo online, com descontos de até 80%.

Enquanto a Black Friday inclui lojistas do mundo físico e virtual, o Cyber Monday é exclusivamente online. Inicialmente, a campanha era voltada ao segmento de eletrônicos, com ofertas para smartphones, notebooks e produtos similares. Porém, ao longo do tempo ela passou a abranger novas categorias, como brinquedos, moda e acessórios.

6- Compre e ganhe

A ideia não é nova, mas você consegue transformá-la em uma promoção criativa. O consumidor pode comprar produtos de alta margem de lucro para o seu e-commerce e levar outro de brinde.

Mas como o objetivo é surpreender pela criatividade, você pode selecionar uma quantidade limitada de ofertas desse tipo e oferecer algo surpresa. Pode ser um produto igual ou com o mesmo valor.

O que vale é conquistar uma parcela dos seus clientes por meio desta ação é despertar a atenção de outros consumidores para que comprem em seu site. No fim das contas, a loja ganha relevância e se torna conhecida entre usuários de todo o país.

7- Recompensas de check out

Quem já foi aos EUA sabe que os norte-americanos realizam excelentes promoções durante o ano todo. É muito comum você entrar em uma loja, comprar algo e sair de lá com o bolso cheio de descontos e brindes.

O fato é que essas recompensas ainda são mal utilizadas em nosso país. Os descontos são baixos, possuem muitas limitações e não estimulam novas compras.

Você pode mudar esse cenário oferecendo recompensas de checkout mais atrativas, como descontos maiores e progressivos ou brindes, para uma quantidade limitada de clientes — o que mais uma vez ajuda a gerar propaganda espontânea para sua loja online.

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