fbpx

Conheça o endomarketing e entenda como implementar a estratégia

O endomarketing, também conhecido como Marketing Interno tem como principal objetivo, melhorar a imagem da empresa em relação aos seus colaboradores. Ele é responsável pela redução do turnover (rotatividade de funcionários), além de contribuir para atração de novos talentos, ao atrair funcionários com qualificação cada vez maior para fazer parte do quadro do time.A estratégia visa além disso, o estímulo e o desenvolvimento de uma boa imagem da empresa, para torná-la um “emprego dos sonhos” para quem a vê de fora.

Qual a importância de investir em endomarketing?

O principal ponto positivo diz respeito à influência dos colaboradores dentro da própria equipe, já que eles são responsáveis pelo contato diário com todos os processos. Sendo assim, quem melhor que eles para opinar e influenciar as pessoas a respeito da marca e/ou empresa?
Tudo culmina na vivência diária: alguém que trabalha em um lugar que se sinta bem e confortável, sempre terá uma retórica positiva acerca de sua realidade, seu trabalho e seu dia a dia.
O endomarketing existe justamente para que as pessoas passem a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de pertença.
É assim que muitas empresas comprovadamente se destacam no mercado, então porque ficar de fora disso?Além de uma menor taxa de rotatividade e deste sentimento de pertencimento, é claro que a relação com a produtividade não poderia ficar de fora. Estudos comprovam que empresas com boas estratégias de endomarketing têm seus colaboradores e seu quadro profissional trabalhando com mais dinamismo, proatividade e claro, garantido melhores resultados.

Como implementar?

Embora ligado ao marketing, a estratégia também necessita de uma equipe ligada ao RH, já que essa equipe será responsável por buscar e desvendar as principais debilidades e necessidades da empresa.Depois de um panorama geral do RH, a equipe de marketing inicia seus trabalhos. Uma das práticas mais comuns ligadas ao endomarketing são os treinamentos aos colaboradores, com auxílio e experiências mais humanizadas de trabalho. Além disso, nos últimos anos a bonificação por resultados também se tornou uma forte prática dentro de corporações, contribuindo para o dinamismo das empresas. Palestras motivacionais e práticas de integração não podem ficar de fora!E aí tá esperando o quê para inserir o endomarketing na sua empresa?