fbpx

A importância do SEO

Entenda e conheça um pouco dessa estratégia indispensável na hora de se pensar em marketing digital

O Search Engineer Optimization (SEO), em português: otimização dos mecanismos de busca, é um conjunto de ações que visa facilitar o aumento e a popularidade do seu site, blog ou e-commerce. O SEO nasceu para estabelecer relações e padrões de autoridade e popularidade dos conteúdos dos buscadores da web. Foi cunhado pela primeira vez em 1997 e acabou se tornando uma das principais estratégias do marketing digital da atualidade.

Assim como tudo no marketing, o processo precisa de planejamento e os resultados demorar a serem colhidos; no SEO o planejamento precisa ser pensados a médio e longo prazo, portanto se quiser resultado rápido, talvez o SEO não seja o que você procura, já que a otimização demanda tempo de estudo e paciência. 

Você precisa saber quem quer atingir, quais são suas metas e anseios e como você vai conseguir chegar nos seus objetivos. Quando entendidas e usadas de maneira correta, as técnicas previstas podem posicionar o site/blog/loja virtual nas primeiras páginas dos buscadores, aumentando o número de visitas orgânicas. Sabemos que é difícil alguém utilizar o google (ou qualquer buscador) para procurar em qualquer página que não seja a primeira, né? E vem justamente daí a importância de começar a utilizar o SEO.

Algumas das ações que fazem parte de um planejamento estratégico de SEO são: criação, SEO onpage, construção de autoridade popularidade e UX (experiência de usuário), do qual já conversamos aqui no blog.

Os buscadores

A missão do Google em seu princípio era a de organizar informações. Ele nasceu para indexar teses e dissertações acadêmicas em uma espécie de plataforma. Com o tempo, como sabemos, ele se tornou o buscador mais famoso de toda a web, servindo como uma mão amiga para milhões de pessoas no mundo. Mas também sabemos que a grande maioria das pessoas não acessa todas as páginas que o Google indica quando estão a procura de algo de seu interesse.

Segundo especialistas em SEO, há mais de 250 critérios para a classificação e personalização de resultados no Google; eles pensam sobre como o seu site será lido pelo buscador, e é claro que nisso estão contados os resultados ranqueados e os orgânicos.

O SEO vai contribuir na otimização do seu site, contribuindo para que ele seja mais referenciado e consequentemente acabe ocupando melhores posições na página de resultados. Com isso, seu conteúdo se tornará automaticamente mais relevante.

Utilizar palavras-chave é importante? São essas palavras que vão ajudar com o tráfego em um site; então sim. Geralmente elas estão diretamente relacionadas ao texto, produto ou imagem. Os títulos, subtítulos, palavras negritadas também geram destaque em todo o processo de construção textual e aparecem ranqueadas de maneira distinta nos buscadores

O conteúdo no entanto precisa ser bom. O google penaliza tudo que não apresenta autoridade; que aparenta ser cópia (mais ainda o que de fato é).

Importante reiterar que o SEO é diferente para tráfego, branding e vendas e que cada um desses precisam pensar em estratégias específicas. O SEO para tráfego requer conteúdo de qualidade e enquanto para pensar branding precisamos de autoridade, para vendas o que importa é focar no que vai gerar resultados e dados.

E aí, entendeu porque é tão importante começar a pensar SEO?