fbpx

O que é e como surgiu a Black Friday?

Comemorado no dia seguinte ao famoso Thanksgiving’s Day (Dia de Ação de Graças)  nos Estados Unidos, a Black Friday é um dos eventos mais importantes do país, onde os comerciantes colocam seus produtos em promoções de até 70%.

Os lojistas apresentam estes descontos relevantes aos seus produtos se apegando à ideia de que as pessoas não precisarão passar pelo cansaço de comprar seus produtos em cima da hora, no final do ano. Além disso, é o dia em que se inicia o período de compras natalícias, dando a largada para o período de maior faturamento dos lojistas, ou como muitos lojistas chamam, de “período azul”.

Diferente do que podemos pensar, a Black Friday só foi se tornar uma referência nos EUA, na década de 90 e, embora atualmente, seja considerada o maior dia de compras do ano, ela só atingiu esta marca em 2001.

Com o tempo, lojistas de outras localidades começaram a perceber que a data poderia ser essencial também para seus comércios. Há boatos de que os canadenses, vizinhos ao norte dos americanos, ao perceberem uma fuga de clientes que atravessavam a fronteira entre os dois países para fazer suas compras em terras americanas, também aderiram ao evento, que no entanto, acontece mais de um mês antes da Black Friday usual.

E no Brasil?

No Brasil, a data começou a existir no ano de 2010, a partir de uma empresa especializada em ofertas e descontos e segue a data estipulada pelo comércio estadunidense, a última sexta-feira de Novembro. Este ano o evento acontece no dia 27.

À época, muitas lojas do varejo participaram do evento, entre elAs Magazine Luiza, Dafiti, Saraiva, Submarino entre outras. Em 2014, a data arrecadou mais de 1,2 bilhão de reais e cresceu substancialmente via e-commerce, atingindo no ano de 2017, uma marca de 2,1 bilhões de reais arrecadados. Mesmo com a crise que assolou o país em meados da década passada, os números se mantiveram crescendo. Ano passado (2019), o faturamento foi de 3,2 bilhões de reais. 

Muitos países da América também aderiram a data, como o México, Colômbia, Argentina e Chile. Outras potências econômicas como a Inglaterra e o Japão também passaram a se aventurar pela data. A Índia, segundo país mais populoso do mundo também participa do evento, provando que a data pode fazer muito barulho pelo mundo.

Prepara Black

A Somma Publicidade apoiará um evento imperdível sobre a Black Friday na próxima semana. Entre os dias 19 e 23 de Outubro, acontece o “Prepara Black”, evento focado em ajudar lojistas a venderem mais durante o período da Black Friday. Apoiando-se na ideia de que o planejamento é o princípio de tudo, a Somma se adianta à data e apresenta cinco convidados para falarem sobre o tema: Alfredo Soares (sócio da VTEX), Dyego Joia (sócio da Enviou), Gustavo Valle (Loja Integrada), Caito Maia (sócio fundador da Chilli Beans) e Cristhian Neiverth (Mago do E-commerce).

Todas as lives acontecem no Instagram do CEO da Somma, @erickcust e começam todos os dias às 19hrs. Para não perder mais tempo, que tal você se inscrever aqui: https://sommapublicidade.com.br/preparablack/

Te esperamos lá!

Compartilhar esta matéria

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Fale com um especialista

Somma publicidade

+55 15 9 9764 3569 - Suporte
+55 11 9 9911 3990 - Comercial
+55 15 9 9841 1451 - Financeiro

[email protected]

Rua Aparício Fiuza de Carvalho, 956 - Apto 02 Itaporanga/SP