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Como o e-commerce pode driblar o coronavírus?

Brasil foi atingido em cheio com a crise devido ao coronavírus. Muitos foram obrigados por suas empresas a trabalhar em home office e orientados a não saírem de casa neste período de quarentena evitando o contágio e disseminação da doença. Fora isso, veio por consequência a paralisação do comércio em geral decretado pelos governos estaduais e federais. A boa notícia é que existe uma forma de o varejo driblar essa atual crise, utilizando toda sua força para continuar trabalhar com 100% da sua forma de trabalho. Organize seu estoque em menos pontos de distribuição Faça uma coleta do seu estoque que está parado em suas lojas físicas fechadas e crie centros de distribuições regionais, centralizando a disponibilidade e oferta de estoque. Não deixe seu estoque parado em lojas fechadas. Transforme seus vendedores em afiliados digitais! Seus vendedores estão em casa impedidos de vender, pois a loja em que trabalha foi fechada? Transforme eles em afiliados digitais. Crie um campo no seu carrinho ou checkout para que o consumidor final possa informar o nome ou código do vendedor que os ajudou na compra. Peça a todos os vendedores que comecem uma prospecção ativa na sua base de clientes, segmentando-os por região e utilizando o whatsapp como canal principal de comunicação. Em momentos de reclusão, todos os consumidores estão colados em seus celulares 100% do tempo. Não tem como criar esse campo no seu carrinho ou checkout? Basta na hora do seu vendedor indicar um link para o cliente, adicionar no final uma tag: ?utm_source=cod.do.vendedor Ao final o link seria: http://www.sualojavirtual.com.br/nome-do-produto?utm_source=cod.do.vendedor Dessa forma você conseguirá identificar as vendas pelo Google Analytics ou pelo seu gerenciador de pedidos, se o mesmo tiver o campo de utm em seus filtros. Seu franqueado ou multimarca não tem site? Traga ele para dentro do seu! Uma forma simples e barata de fazer isso seria criar uma categoria chamada “Lojas”, e as subcategorias seriam o nome das lojas, como exemplo: “Maria Modas”. Dessa forma você teria uma url montada assim: http://www.sualojavirtual.com.br/lojas/mariamodas Para criar uma identidade, a grande maioria das plataformas permitem que você adicione um banner superior na categoria. sse banner, seria a logo da sua loja parceira, nome e alguma outra informação que você gostaria de colocar. Abaixo a vitrine pode replicar a árvore de categoria principal do site. Depois com o tempo você vai personalizando a vitrine de acordo com cada loja parceira. Da mesma forma que isso funciona para multimarcas, funciona também para franquias. A logística será seu maior aliado nesse momento Nesse momento a agilidade está a favor do e-commerce. Faça parcerias e contratos com os principais empresas de delivery expresso, como Rappi, Loggi, Uber, Delivery Center e as Courrier de bicicletas, ambas continuam operando 100% para atender o aumento da demanda de entregas mais próximas e as transportadoras para entregas intermunicipais e estaduais. Lembrando que o fato de centralizar a origem do produto facilita a vida das transportadoras. Use descontos para gerar a oportunidade de venda Sabemos que no momento de crise, qualquer percentual de desconto na venda, implica em perda de margem, mas estamos passando por um momento que o principal é deixar a roda girar. Com isso, teremos sim que sacrificar parte da nossa margem em prol da venda. Faça promoções agressivas com prazo curto simulando flash sale. Não tem margem para promoção? Aumente o parcelamento e depois negocie com as adquirentes menores taxas de antecipação. Lembre-se que o consumidor também está no mesmo barco da crise, sem poder trabalhar e gerar renda. Usem e abusem do WhatsApp como canal principal de atendimento Os consumidores nesse momento estão vivendo pelo WhatsApp, seja para se comunicar com suas famílias, seus colegas de trabalho, ou seus amigos de infância. Os grupos de WhatsApp se tornaram maiores e mais ativos. Com isso a preferência do consumidor por manter a comunicação centralizada nesse canal cresce a cada dia. Crie um número único para atender seus clientes, seja na dúvida de produtos, no pós venda ou até mesmo para fazer uma venda direta pela whatsApp. De preferência, migre para o WhatsApp Business, que te dará diversas ferramentas para você classificar seus clientes e organizar melhor seu atendimento por um único número.

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